Sem categoria

Dr. Rodrigo Pastor une medicina e capoeira na sala de aula

O Dr. Rodrigo Pastor tem 42 anos, é cooperado pela Unimed Inconfidentes, onde atende como médico de família, e é capoeirista desde os 18 anos. Quando se formou, o Dr. Rodrigo nem imaginava que iria conseguir unir as suas duas paixões, a medicina e a capoeira, em um mesmo caminho.  

Foi na sala de aula da Universidade Federal de Ouro Preto que essa história começou. Mesmo os que pensavam que a capoeira e a medicina não tinham nada a ver, não demoraram para entender a importância do que o professor Rodrigo estava fazendo. 

Através da música e da roda, o capoeirista ensina habilidades de comunicação para profissionais de saúde. Rodrigo mostra como, na capoeira, não prestar atenção nos movimentos do outro é jogar sozinho. Não estar atento à música da roda é perder o ritmo. É correr o risco de não fazer um movimento adequado para o momento. 

Rodrigo acredita na importância de usar esses ensinamentos da capoeira na vida e na medicina. Antes de falar com o paciente é preciso aprender a escutá-lo. Antes de escolher um caminho é fundamental lembrar que, onde quer que você vá, estará sempre em roda. E que pensar em grupo, junto com as pessoas, é a única forma de agir conscientemente. Que uma vida sem diversão e sem afeto é uma vida sem sentido. 

Música, samba de roda, capoeira e medicina: todos os dias os alunos da Universidade de Ouro Preto esperam pela a aula do Dr. Rodrigo. O médico faz questão de lembrar que o importante é encontrar o equilíbrio entre o conhecimento técnico da medicina e os ensinamentos da capoeira. E, claro, descobrir uma forma de colocar quem você é naquilo que faz.

Top