O Eliano Cordeiro trabalha na área de Cadastros da Unimed e todos os dias ele conhece novas histórias. Algumas vezes, tem a oportunidade de transformar a vida de pessoas. Foi o que aconteceu quando ele conheceu a história da dona Martha Vilhena. Portadora de Alzheimer, ela se recusava a fazer alguns exames antes que o Dr. Lucas, um médico fruto da sua imaginação, entrasse em contato.

Como durante o tratamento do Alzheimer, é recomendado pelos neurologistas respeitar a fantasia criada pelo paciente com o intuito de não gerar ansiedade e insegurança, a médica responsável pelo tratamento da dona Martha, Dra. Daniela Loureiro Alves, teve uma ideia. Com o consentimento da família da paciente, convidaram o Eliano para se passar pelo Dr. Lucas. Por telefone, Eliano tentou convencer a dona Martha a cuidar da sua saúde e nos contou um pouco dessa história:

“Ela acredita que esse médico está morando no Estados Unidos e no começo da ligação, já me apertou perguntando em que cidade eu estava. A sorte foi que eu tinha Orlando na ponta da língua. Ela também perguntou como eu e minha família estávamos e ainda me chamou a atenção, falando que eu era casado e não deveria ficar atrás dela. Depois de muito tempo conversando, ela disse que faria os exames que eu tinha pedido e iria receber a enfermeira da Medicina Preventiva em casa para levá-la para realizar os exames necessários.”

Eliano acredita que o que torna as conversas significativas é conseguir olhar o mundo através da perspectiva do outro: “No fim das contas, todo mundo é igual e o que queremos é alguém que nos entenda. Na área da saúde, ações pequenas como essa podem transformar realidades. É preciso paciência, mas vale a pena.” O resultado da ação foi tão positivo que a dona Martha não só fez os exames, como passou a se sentir melhor perto das pessoas que não acreditavam na existência do médico e até gravou um vídeo agradecendo e mandando um beijo para o Dr. Lucas. “Eu fiquei muito emocionado quando recebi o vídeo. O que não existe para mim, existe para o outro, e confiar na pessoa, muda tudo.”, contou Eliano, o nosso Dr. Lucas, que com apenas 20 anos, transformou a vida de alguém que antes poderia ser apenas um nome cadastrado no sistema.


Se hoje contamos a história da dona Martha Vilhena, e ela segue o seu tratamento, é porque houve uma grande dedicação de toda a equipe do Programa de Gerenciamento de Casos Especiais. A Medicina Preventiva agradece ao colega Eliano por embarcar nessa jornada e alcançar o maior propósito deste trabalho: a humanização.

Envolvidos:

Médicos: Dr. Artur Horta Passos, Dra. Draniela Loureiro Alves, Dra Flávia Santana Carvalho.

Enfermeiras: Cristiani Menali, Grazielle Apª C. Santana.

Fisioterapeutas: Daniele Araújo Ferreira, Mayra Marcenes Nogueira.

Nutricionistas: Magda Amélia de Souza, Roberta Soares Terra.

Administrativo: Julianne Oliveira Lopes.

Ver comentáriosFechar comentários

Deixe seu comentário

Top