“Eu não sou mais ou menos mãe por ter tido um parto normal. Conheço mães que foram para o salão antes da cesárea porque queriam ter o bebê bem bonitas. Eu pari da forma que estava, sem me preocupar com beleza! Mas cada uma tem a sua história. O importante é lembrar que o parto e a maternidade chegam para nos mostrar o quanto nós, mulheres, somos fortes.”, nos contou Tamyres, que participou do Programa Parto Adequado da Unimed-BH.

Desde o início da gestação, Tamyres tinha preferência por fazer o parto normal desde que isso não comprometesse a saúde dela ou do bebê. Quando as contrações começaram, em uma madrugada, ela foi para o hospital acompanhada do marido. As preparações para o parto aconteceram na sala PPP, utilizada para acomodar as pacientes no Pré-Parto, Parto e Pós-Parto. “Meu médico explicou que mesmo se o bebê tivesse alguma complicação no momento do nascimento, tínhamos tudo que precisávamos naquela sala para tratar da saúde dele. Isso foi essencial para me deixar tranquila.”

Tamyres recebeu o acompanhamento de uma doula e aprendeu uma série de exercícios de respiração, alongamentos e técnicas de banho de chuveiro e banheira para preparar o corpo para o parto normal. “Foram 12 horas desde a primeira contratação até o momento do nascimento do meu filho. Não foi fácil, confesso! Mas o aconchego da sala, que mais parecia um quarto e tinha até música, somado ao apoio dos profissionais, do meu marido e da minha mãe foram fundamentais para que eu conseguisse.


Hoje, meu marido me conta que ficava aflito porque via que eu estava exausta, mas queria me dar espaço para que eu tentasse até o momento em que fosse clinicamente possível escolher pelo parto normal. Meu médico também não ficava me apressando. Não vi ninguém preocupado em voltar para a casa porque já tinha terminado o plantão. Estavam todos ali completamente presentes para mim. Isso permitiu que eu me tornasse protagonista no meu parto. Acho que trazer o protagonismo para as mulheres na história da maternidade é fundamental.”

Ver comentáriosFechar comentários

Deixe seu comentário

Top