Em um bate-papo com o Histórias que Transformam, Marcel Dizaró Gonçales, controller da cooperativa e gestor do projeto compartilhou conosco um pouco da sua experiência na ação.

“Eu não imaginava que fazer uma horta era tão difícil. A gente fica envolvido nesse mundo tecnológico e esquece como é o trabalho braçal. O trabalho com a natureza, exige paciência. Não é só apertar um botão. Fazer uma horta me lembrou o quanto persistir é fundamental para tudo na vida.” nos contou Marcel.

O Projeto transformou parte do estacionamento que estava ocioso na Unimed em uma horta comunitária com o objetivo de destinar metade da produção a instituições de caridade da região e a outra metade para o produtor que mantém a horta como pagamento pelo seu trabalho. “Chamamos o Robson, que era vizinho de um colaborador da Unimed e estava desempregado, para trabalhar na plantação. Só que não estávamos preparados para a chuva, para as pragas e perdemos quase três meses de trabalho.

Eu comecei a ficar preocupado porque o Robson trabalhava todos os dias na plantação, se dedicava muito, mas ainda não tinha conseguido nenhuma verdura para vender. Ele é um homem muito simples e estava sem dinheiro para sustentar a família. Então, a cooperativa ofereceu um patrocínio e cestas básicas para ele até que se tornasse viável viver da venda das verduras.”

Depois de várias tentativas e muito aprendizado, a horta do Plantar Solidariedade se tornou um sucesso e já conta com quase 20 culturas diferentes, produzidas sistema orgânico, e que estão fazendo parte da alimentação de pessoas em instituições de caridade e provendo renda para o sustento do Robson e sua família.

Segundo Marcel, “Esse projeto também transformou a vida dos colaboradores da Unimed. É muito bom olhar pela janela e se sentir em meio ao verde. Quando estou cansado, vou até a horta, converso com o Robson e volto renovado. Quase todo mundo daqui está comprando verdura com ele e muitos transformaram a sua alimentação graças ao Plantar Solidariedade.”

Ver comentáriosFechar comentários

Deixe seu comentário

Top